quinta-feira, 17 de maio de 2012

Reflexões - aula 11/05


A aula de TCC do dia 11/05, foi muito proveitosa. Pena alguns colegas não estarem presentes. Nesta aula foi discutido o texto analisado pelo Jaci e pelo Bruno – Diferença dos PCNs do ensino fundamental.
O texto proporcionou grandes reflexões e debates entre a turma. Entre as reflexões e os debates fiz algumas anotações que quero compartilhar, pois espero que permita que nossos colegas ausentes possam refletir sobre os temas abordados:
- O currículo é importante na organização de saberes.
- O cidadão é do mundo, pois está inserido em um mercado globalizado, embora, o mundo não seja uma sociedade globalizada.
- Como trabalhar as diferenças sem excluir? Será que ao trabalhar as diferenças já não estamos excluindo?
- Experiência de fronteira à o meu conhecimento “toca”, “esbarra” no conhecimento do outro. É o que chamamos de experiência marginal.
- Currículo hegemônico (que domina) tende a perder sua originalidade.
- Quanto mais o indivíduo se localiza, mais ele se universaliza. Como aplicar esse conceito no Currículo escolar?
- Somos todos diferentes. Mas o que nos une? O currículo deve igualar as pessoas ou destacar as diferenças?
Ainda não tenho resposta para todas as perguntas, provavelmente não as terei. O que mais vale é poder compartilhar as experiências...

3 comentários:

  1. Oi Lauren, seu blog ficou muito bonito, vivo e alegre! Gostei da sua reflexão também! E sua foto combinou com o blog!!Bjs e até amanhã!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Roseane e devo frisar que muitas vezes as questões suscitadas são mais importantes que as respostas prontas. Registrou bem nosso encontro!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, seu blog realmente ficou muito bonito.

    ResponderExcluir